terça-feira, 8 de março de 2011
Findados os festejos de momo, que tiveram origem anterior ao próprio Rei, podemos datar sua origem na antiga Grécia, e a comemoração era digamos, um grande bacanal, visto que um dos deuses homenageados era Baco, e como todas as suas comemorações essa não era diferente, regada a muito vinho e alguns(muitos), atos de bastante libertinagem.
Muitos séculos depois o Papa Gregório I, (bacante por natureza), resolveu tomar os festejos do carnaval como propriedade da igreja, e assim modificar a sua origem de festejo publico e livre de preceitos monoteístas, para uma festa comemorada a partir de cultos oficiais, onde eram banidas qualquer atividade que relembra-se a verdadeira origem da festa.
É claro que toda essa mudança não foi bem aceita aos olhos do povo, que não via todo esse pecado na festa, para eles eram apenas as comemorações das alegrias das colheitas.
No ano de 1545 durante o conselho de Trento, a Igreja resolveu que era melhor entregar a festa de volta ao povo, era festa pagã mesmo e ninguém conseguiria mudar isso, mas ai chega o tempo da discussão inicial, eles nunca dariam um ponto sem nó, como na outra grande festa Cristã ( o Natal), onde foi adota a data do maior festejo dos tempos pagãos(o Deus Sol), nessa eles não fariam diferente, entregaram a festa ao povo, mas ao fim da festa os apresentaram os 40 dias de preparação do corpo e da alma, para a Páscoa, (vamos lá gente tirando o véu), eles entregam a festa de volta o povo, dizendo assim: - Vocês terão sua festa pagã novamente, terão 4 dias da mais pura festa de Baco, da maneira que sempre foi, mas depois... virão 40 dias de punição corpórea e penitencia mental, nesses 40 dias vocês deveram se abster de todos os prazeres e de todas as vontades mundanas com o objetivo de preparar seu corpo e sua alma para o grande dia que é a Páscoa.
Por isso ao fim dos festejos do carnaval, pra ser mais exata na quarta-feira de cinzas (e eu nem quero imaginar o por que desse nome), inicia-se o tempo da quaresma.
Então pessoal agora que se finda o tempo do Carnaval, iniciem suas penitencias para o novo período de festejos, e esse é um longoooo período, A Quaresma.
Espero que tenham gostado do tema, e que inspire novas discussões.
Valquiria C R Velasco.'.
0 comentários:
Postar um comentário